Um encontro histórico está marcado, quando o mundo vai finalmente conhecer os grupos da Copa do Mundo 2026, evento que será transmitido direto do Kennedy Center, em Washington, às 14h, no horário de Brasília. Com expectativa global, milhões devem acompanhar o sorteio que definirá o destino das 48 seleções, número inédito na história do torneio. Mas afinal, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o narrador esportivo brasileiro mais famoso, Galvão Bueno, que estava internado na UTI, vão estar juntos nessa decisão futebolística? O Purepeople te conta tudo.
O sorteio dos grupos acontecerá na próxima sexta-feira (5), e será conduzido pela FIFA no Kennedy Center. É ali que serão definidos os confrontos da fase inicial, marcando a estreia do formato ampliado, ainda mais competitivo, com quase 10 milhões de torcedores esperados nos três países-sede, segundo a própria entidade.
A Copa começa oficialmente em 11 de junho de 2026 e será realizada simultaneamente em Canadá, México e Estados Unidos, outra novidade marcante desta edição.
As 48 seleções estão divididas em quatro potes. O Pote 1 reúne os três países-sede e as nove seleções mais bem ranqueadas pela FIFA: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Cada anfitrião terá uma bola de cor específica: México (A1, verde), Canadá (B1, vermelha) e Estados Unidos (D1, azul). As demais seleções do Pote 1 ocuparão automaticamente a posição 1 do grupo que lhes couber.
Os demais potes se organizam assim:
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e seis vencedores dos playoffs.
A Casa Branca oficializou que o presidente Donald Trump estará presente no sorteio desta sexta. A porta-voz Karoline Leavitt confirmou a ida do presidente ao Kennedy Center, reforçando o peso político que o evento terá em um ano que marca o 250º aniversário da independência dos EUA.
A presença de Trump deve atrair ainda mais atenção midiática para o sorteio, especialmente após o político ter oficializado recentemente a retirada de 40% de tarifa sobre produtos do Brasil como café e carne, de acordo com a Agência Brasil
O jornalista e colunista Flávio Ricco, do Portal Léo Dias, revelou que Galvão Bueno quer participar da transmissão do sorteio pelo SBT. No entanto, sua presença depende de um fator decisivo: a liberação da Band, emissora com a qual ele ainda mantém contrato e onde apresenta o programa "Galvão e Amigos".
Galvão teria pedido autorização ao departamento de esportes da Band, mas não foi liberado até agora. Resta saber se o pedido precisará chegar diretamente a Johnny Saad, dono da emissora.
Enquanto isso, o SBT já confirmou parte de sua equipe: Tiago Leifert será o apresentador do sorteio direto de São Paulo, acompanhado por Mauro Beting e Wallace Neguerê. Já João Venturi, Alexandre Pato e Gabi Martins estarão nos Estados Unidos para a cobertura, ainda segundo o colunista.
O evento terá transmissão ao vivo pelas plataformas oficiais da FIFA, e no Brasil será exibido pela TV Globo, SporTV e ge tv, no YouTube. Sites e redes sociais da FIFA também farão a cobertura minuto a minuto.
Com seleções históricas, transmissão disputada por grandes emissoras, incertezas sobre Galvão Bueno e presença garantida de Donald Trump, o sorteio da Copa 2026 promete ser um dos mais comentados dos últimos anos e, para as apaixonadas pelo esporte, a contagem regressiva já começou.
player2
player2